segunda-feira, 11 de abril de 2011

Em busca das nossas origens

Há anos venho me dedicando ao estudo genealógico das nossas origens, chegando a me graduar em História pela Universidade Regional do Cariri – URCA – 2008, para melhor compreender os fatos históricos.

Ao mesmo tempo em que tocava o meu curso, realizava uma profunda pesquisa nos livros cartoriais do nosso distrito, como também, nos livros eclesiásticos da Freguesia do Crato, do século XIX e início do XX, sobre as Origens e Povoamento de Ponta da Serra, tema do meu projeto de Pesquisa.

Visando disponibilizar todo o material coletado, criei a página do Clã Familiar de Ponta da Serra( http://familiasprimitivasdepontadaserra.blogspot.com/ ), e outras, tais como, Fragmentos Genealógicos, ( http://fragmentosgenealogicos.blogspot.com/ ) Transcrições Genealógicas( http://transcsgenealogicas.blogspot.com/ ) e Algumas Famílias Caririenses(http://algumasfamiliascaririenses.blogspot.com/ ).

Agora estou de volta, aos livros com um olhar mais abrangente, e consultando também, os livros do Cartório do Distrito de Dom Quintino, criado no ano de 1941, graças à gentileza do seu escrivão Carlos Venâncio.

Tenho, também, me utilizado da minha página do Orkut, para tentar aproximar as nossas famílias, que por ironia do destino, estão distantes uma das outras. Nesse sentido, devo dizer que já houve vários casos: o da filha de Chico de Nelson, há mais de 40 anos sem contado direto com sua irmã Preta, o do irmão de Lilian e Fátima Brasil, há mais de 50 anos sem contato, e também da jovem Cristiana, que não tinha nenhuma forma de contato com seus avós paternos, como também, das suas tias, pelo lado materno. Pretendo, ainda, criar uma página, exclusivamente, para esses casos.

Este é um trabalho que faço com muito prazer, onde busco incluir o máximo possível de Famílias , não ficando, apenas, naquelas mais conhecidas e tidas como as mais importantes.

Dentre as nossas famílias, a que apresenta mais ramificações é a “Correia”, nas suas mais diversas ligações. É o caso dos Correia Brito( ou Brito Correia), da Malhada; dos Correia Lima , do sítio Juá; dos Correia de Moura( ou de Menezes) , da Palmeirinha; dos Correia Sansho do sítio Pai Mané; dos Correia da Silva, da Palmeirinha; dos Correia Cirilo, Palmeirinha e Lagoa Rasa; dos Correia de Araújo, do Pai Mané, Boqueirão e Dom Quintino; dos Correia Lima ( conhecidos como os Guedes), do Pai Mané e dos Correia Lima, do Boqueirão.

O desafio maior é fazer as ligações, o que se torna difícil, por não contamos mais com os velhos troncos familiares, que poderiam nos ajudar nessa missão. Resta - nos contarmos com os velhos livros da Freguesia do Crato arquivados no Departamento Histórico Diocesano Padre Gomes.

A título de informação, trazemos uma versão da origem da família “Correia” e da família “Lima”

FAMÍLIA CORREIA

Correia é um sobrenome português originário do tipo de trabalho exercido por seu primeiro portador. Vindo diretamente do vocábulo português cujo significado é “correia, tira de couro”, identificava um fabricante de correias de couro. Outra derivação do sobrenome Correia seria do vocábulo “correio” (“mensageiro”) referindo-se a um mensageiro. Uma das mais antigas referências feitas a este sobrenome seria o nome de Soeiro Paes Correia, conselheiro real, considerado por alguns genealogistas como o primeiro a usar este sobrenome. Outra referência seria o nome do navegante português do que acompanhou Pedro Álvares no século XIV até Calicut na Índia. Uma referência mais contemporânea deste foi Alejo Salgado Correia, jurista também nascido em Portugal.

Entre as várias personalidades que possuem este sobrenome, destacamos Antônio Correia, autor dramático do século XIX, nascido na cidade do Porto.

FAMÍLIA LIMA

Classificado como sendo de origem habitacional o sobrenome Lima se refere a origem se encontra no lugar onde residia o portador original, seja uma cidade, vila, ou lugar identificado por sua topografia. O sobrenome Lima deriva-se do rio Límia da região da Galícia. A palavra “lima” vem do árabe “laimun” e foi adotada no castelhano em 1490. A origem da família Lima vem de D. João Fernandes de Lima, o Bom, que adotou como sobrenome, o nome do lugar de onde nasceu. O Arquivo Militar Geral de Segóvia registra outros portadores deste sobrenome: D. Andrés Lima (infantaria/1808) e José Maria Lima (médico, departamento de saúde militar/1855).

Entre as várias personalidades que possuem este sobrenome, destacamos: Alexandre Antônio de Lima, escritor português; Augusto de Lima, jurista e escritor brasileiro; Alonso de Lima, escultor espanhol; Antônio de Lima, alcaide, cronista e nobre português( fonte: http://correia.lima.vilabol.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário